Olá pessoal, hoje vou aproveitar que o tema está na mídia e falar para vocês um pouco sobre o vaginismo 🤔? Sabem o que é? Esta condição é definida por espasmos involuntários nos músculos que estão em volta da vagina, o que dificulta — podendo até mesmo impedir — a penetração e causar dor. É muito comum ocorrer inclusive dificultando o exame ginecológico de rotina o que causa bastante frustração para pacientes e profissionais da saúde.
.
“Segundo a ginecologista e sexóloga Carolina Ambrogini, o vaginismo atinge entre 3% e 5% da população feminina”☝🏼, ou muito mais, já que inúmeras mulheres sofrem com este problema sem procurar auxílio médico. O surgimento deste problema, é muitas vezes de caráter psicológico 😱, o que pode vir devido à crenças culturais ou religiosas, criação repressora, história de abuso físico ou moral, autoestima baixa, falta de confiança e desconforto com o parceiro.
.
As mulheres ficam excitadas, existe lubrificação e podem conseguir até mesmo atingir o orgasmo, porém, a penetração é extremamente dolorosa. Essa situação causa culpa e acaba gerando frustração, pois muitas vezes, mesmo havendo desejo o bloqueio pode estar no subconsciente.
.
É importante salientar que não deve ser forçado a relação sexual ou até mesmo exame físico pois pode reforçar o transtorno! Se você está sofrendo com este problema, não precisa ficar desesperada e pensar em abandonar a vida sexual. Procure um ginecologista, converse sobre o assunto e saiba quais métodos podem lhe auxiliar durante este processo. Cuide da sua saúde por completo, procure um profissional ☎.
.
#dralorenabaldotto #ginecologia #obstetricia #sexualidade #esteticaintima #saudedamulher #saudedocasal #educacaosexual #saudesexual #funcaosexual #sexologiaclinica #bemestar #qualidadedevida #vidasexualsaudavel #empodeiramentofeminino #sexualidadenagestacao #maternidade #amomeutrabalho #consultorio #saudefeminina #saude #medicina #medicinaporamor