O câncer é uma doença devastadora que faz vítimas em todo o mundo. O tipo que mais atinge as mulheres é o de mama, sendo registrados 59.700 novos casos por ano. Esses números são preocupantes, tendo em vista que, em 2015, 16,2% das taxas de óbito foram referentes ao câncer de mama.
.
O corpo pode sofrer algumas mudanças físicas, em especial após a cirurgia, o que pode deixar a mulher menos confortável. Esse período também pode apresentar possíveis problemas para o casal, já que o parceiro pode ficar inseguro e, até mesmo, preocupado.
.
O tratamento contra o câncer pode causar pequenos efeitos colaterais que podem afetar a sua sexualidade. A quimioterapia altera os ovários e causa mudanças no nível hormonal, causando menopausa precoce e a falta de lubrificação vaginal. Além desses sintomas, também valem serem citados:
.
📌 Estresse, preocupação e depressão;
.
📌 Calor excessivo;
.
📌 Interrupção do período menstrual;
.
📌 Coceira;
.
📌 Falta de libido.
.
Se você estiver fazendo quimioterapia, pergunte a sua médica se você pode manter relações durante o seu tratamento. E, não se esqueça, a luta contra o câncer é diária.
.
#ginecologista#obstetra#gestacaosaudavel#maternidade#amomeutrabalho#prenatal#parto#consultorio#saudefeminina#consultaginecologica#vitoria
#ginecologistavitoria#obstetravitoria#cancerdemama
Sexualidade das mulheres com câncer de mama