Matéria da Minha Coluna Sexo e Saúde.
Sexo, orientação sexual e gênero. Você entende a diferença entre eles?
Quando se fala em sexualidade, um dos temas mais comentados na Internet, mídias tradicionais e grupos sociais é justamente a diferença entre sexo, orientação sexual e gênero. Soa a grego para você? Muita gente ainda confunde tudo e acaba passando desinformado nas conversas interpessoais. Que tal se informar melhor e parar de “pagar mico” quando este é o assunto da vez? Vamos lá que vou te ajudar a entender tudinho…
Antes, preciso esclarecer que para muita gente falar disso ainda é um tabu. Porém, são conceitos que estão nas bases do movimento pela defesa dos direitos da comunidade LGBTQ + (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) não só no Brasil, mas mundo afora, e pelo que tudo indica é um tema que veio para ficar.
Vamos lá, primeiro vou definir o sexo. Ele é o que determina a anatomia do seu corpo, ou seja, se biologicamente você é menino ou menina, em função do seu órgão sexual. Esta ideia reflete o que todos temos assimilado, que temos um sistema reprodutor, características físicas secundárias (como seios ou barba) e sexualmente somos definidos por esses elementos. É a parte física da identidade de uma pessoa.
A orientação sexual vai além da parte física, ou seja, do sexo. Esta defini os seus interesses sexuais, ou seja, por qual sexo você tem atração carnal e sentimental romântica ou sexual, entende? Esse é o aspecto psicológico que complementa o sexo, possibilitando à pessoa estabelecer quais são suas preferências nas relações sexuais e sentimentais, que pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual. Existe também o assexual, que não se interessa por nenhum dos sexos.
E para finalizar vamos falar do gênero, neste caso, não estamos falando apenas de um aspecto físico ou psicológico. Aqui também há uma questão social e de construção de identidade. Uma pessoa se reconhece como feminino ou masculino, independente de sexo ou orientação sexual.
Isso é a identidade de gênero. É escolher, se identificar com determinados valores, posturas e condutas sociais, que culturalmente estão associadas a determinado gênero, feminino ou masculino, sem que seu sexo biológico seja o determinante. Neste aspecto existem dois grupos, que são os que se identificam com o o mesmo gênero do seu sexo biológico, e os que se identifica com o gênero oposto ao do seu sexo biológico.
Outra dica importante: se você não sabe qual o gênero da pessoa, pergunte como ela gosta de ser chamada, assim você descobre e não comete uma gafe.
Gostou da dica? No início é complicado, mas entender e respeitar as diferenças é um passo importante para que nossa sociedade evolua. Ainda tem dúvidas? Me chama lá no insta @dra.lorenabaldotto_sexologa que terei o maior prazer em te ajudar.