Seu corpo, suas regras! Será?

Matéria da Minha Coluna Sexo e Saúde.

Seu corpo, suas regras! Será?

Há pouco tempo a atriz Dani Calabresa denunciou o ex-chefe, o ator e diretor, Márcio Melhem de assédio moral, e dias depois a cantora Anitta contou em um dos episódios da série dela na Netflix, que foi estuprada na adolescência.

Infelizmente, essas situações são mais comuns do que se pode imaginar. Seja no assédio moral, que é quando há constrangimento realizado por algum superior, ou no assédio sexual, quando existe o constrangimento no sentindo afetivo e sexual, sendo esse mais grave pois, pode estar relacionado ao risco de estupro, como foi o que aconteceu com a Anitta. Em todos esses casos é possível e necessário falar e denunciar. Não tem porque ficar calada!

O mais impressionante é que 80% dos casos que chegam até a justiça ocorrem no ambiente de trabalho, e em 80% deles, a vítima é mulher.

E aí eu falo para as meninas e também para os meninos ficarem atentos pois, tentativa de beijo, de contato, mensagens, insinuações sexuais, gestos com conotação sexual, convites insistentes para caronas, ou para ficar sozinho com a pessoa em algum lugar, comentários maldosos, e principalmente se envolver situações hierárquicas ou se constrange a vítima, tudo isso é assédio sexual, viu?!

Cuidado, às vezes a cultura incutida em sua cabeça pode te levar a achar que isso pode ser só uma brincadeira, mas não é!

Infelizmente, em muitos casos, as vítimas ainda são tratadas como se tivessem cometido algum crime, por isso é importante e  eu sugiro que você guarde todas as provas, conversas e tudo que possa ser necessário para sua defesa! E principalmente, junte isso tudo e denuncie!

Assédio sexual é sério e grave, se o abusador não for freado antes, as consequências podem ser muito sérias, os relatos da Dani Calabresa não negam! Ela pediu até para sair do trabalho e teve que lutar contra vários impactos emocionais.

Não fique com vergonha, esse é seu corpo e as regras quem define é você! Você é livre para usar a roupa que bem entender, e a culpa não é do tamanho da sua saia ou do seu decote.

E para finalizarmos essa conversa, não deixe que ninguém toque no seu corpo sem o seu consentimento. Combinado?

Eu sou Dra Lorena Baldotto,

Colunista, ginecologista e sexóloga e se ainda tem dúvidas sobre esse e outros assuntos, me chama lá no instagram que eu te ajudo @dra.lorenabaldotto_sexologa

 

Seu corpo, suas regras! Será?

Deixe uma resposta

Agende sua consulta