Como a dependência emocional pode prejudicar você e seus relacionamentos?
.
Depender de outro alguém para estarmos estáveis emocionalmente nunca é um bom negócio. Sendo franca, não é bom depositar no outro uma responsabilidade que é sua, muito menos expectativas sobre o que pode ou não acontecer. Para evitarmos isso, a primeira coisa é entender que dependência emocional acontece quando o apego é muito maior do que o adequado ou cotidiano, podendo chegar a ser “tóxico” para quem estiver na relação. Como assim?
.
Vamos ver um exemplo: você tem um relacionamento com uma pessoa que não te trata bem mais, mas você não termina por conta do que viveu até aqui e por medo de não encontrar alguém. Péssimo, né? Agora, imagine que você vendo isso tem comportamentos ciumentos e cheios de desconfiança. Além de depender da outra pessoa, você ainda pode estar sendo abusiva. O melhor caminho seria terminar o relacionamento, deixar todas as situações às claras e ter responsabilidade emocional um com o outro.
.
Mas o que fazer quando você perceber que pode ser um dependente emocional? Procure um profissional de confiança e também procure ouvir pessoas próximas para entender como isso vem afetando sua vida. Lembre-se que essa situação pode evoluir para ansiedade, TOC e algumas outras condições psíquicas.
DRA LORENA BALDOTTO
Ginecologista, Obstetra e Sexóloga
CRM – ES 11080
.
#dralorenabaldotto #ginecologia #dependenciaemocional #saudedocasal #espiritosanto #ficaemcasa #ginecologistavitoria