A vaginite é uma inflamação na vagina e na vulva que pode ter diferentes causas, desde infecções ou alergias, até alterações na pele, decorrentes da menopausa ou gravidez, gerando sintomas como coceira, dor ao urinar ou presença de corrimento com alteração de cor e odor.
.
O uso de calças apertadas, utilização frequente de absorventes internos e a má higiene da região, sexo sem preservativo e o uso de alguns medicamentos podem favorecer o aparecimento do problema, isso porque, assim como a candidíase, a vaginite acontece por alterações na flora bacteriana e, por isso, evitar estes hábitos pode ajudar a afastar este tipo de inflamação.
.
Em mulheres em idade fértil, geralmente a flora vaginal normal consiste predominantemente em Lactobacillus sp. A colonização por essa bactéria mantém o pH vaginal dentro da normalidade (3,8 a 4,2) e, por isso, previne o supercrescimento de bactérias e fungos patogênicos. Além disso, os altos níveis de estrogênio mantêm a espessura vaginal e reforçam as defesas locais. É uma patologia comum na saúde da mulher, mas não é normal, tem que ser avaliado pelo seu médico e receber o tratamento adequado.
.
Conhece alguém que sofre desse mal?
Compartilhe, salve para não esquecer e se precisar de um tratamento mais específico agende uma consulta.
.
#dralorenabaldotto #ginecologista #obstetra #vaginite