Matéria da Minha Coluna Sexo e Saúde.
É verdade que dá para sentir o DIU durante a relação sexual?
Um assunto se tornou pauta nessa última semana foi essa questão de ser ou não possível sentir o DIU durante a relação sexual, o assunto foi super comentado nas redes sociais, imprensa e em grupos de amigos, e tudo depois que o cantor Fiuk, que está no BBB21 comentou que já sentiu o objeto durante a relação sexual com uma parceira que utilizada este método anticoncepcional. Vocês acham que realmente seja possível, ou foi coisa da cabeça dele?
Vamos lá! O DIU fica localizado dentro da cavidade uterina, o que fica para fora, no canal vaginal é o fiozinho do DIU. Quem usa pode (e deve) introduzir o dedo no fundo do canal vaginal e sentirá o fiozinho saindo do colo uterino, é dele que eu estou falando! Ele costuma ser curtinho, mas alguns profissionais deixam um pouco mais comprido, e não há problemas quanto a isso. É necessário que esse fio fique ali, pois é por ele que o ginecologista remove o DIU quando a paciente não quer mais utilizar o método, ou quando ele já venceu o prazo de validade. Ah! Ele só deve ser retirado pelo ginecologista! Não se atreva a tentar fazer isso sozinha em casa!
Mas porque eu te expliquei isso antes de responder a pergunta? Porque o que provavelmente o Fiuk tenha sentido foi esse fiozinho. O DIU em si não dá para ser sentido, pois ele fica bem protegido dentro da cavidade uterina, quando bem posicionado, então mesmo durante um sexo mais selvagem não é possível de ser sentido, mas o fio, principalmente quando muito curtinho, pode acabar, em algumas ocasiões, “espetando” a glande ou “cabeça do pênis” como é conhecida popularmente. Entenderam? Então ele pode sim ter sentido esse fio do DIU.
Ahhh, é importante lembrar que nas primeiras semanas de uso o fio ainda está mais durinho e conforme o tempo vai passando ele vai se tornando mais maleável e passa a não incomodar mais. Portanto essa não é uma preocupação que você deva ter se está pensando em colocar o DIU, certo? Outra dica é que se mudarem a posição durante o sexo, o ângulo vai mudar e o DIU deixa de ser sentido, e também existe a possibilidade de pedir a ginecologista para cortar mais um pouquinho fio. Então, tudo ok?
Eu particularmente gosto muito desse método anticoncepcional, além de toda a praticidade e segurança ele é reversível em 1 minuto, caso a paciente não se adapte. Isso vale para todos os tipos de DIU, tanto o de cobre, como o de prata e o Mirena. Ainda tem alguma dúvida, me segue lá no insta @dra.lorenarabaldotto_sexologa que eu te ajudo!
Bjusss