Você já pensou sobre os seus sentimentos em relação ao outro? Já se perguntou se eles são amor ou apenas uma forma de apego? Vamos entender melhor quando é um ou outro e como cada um deles nos afeta positiva ou negativamente.
Amor é um sentimento altruísta, onde você abre o seu coração e não “prende” o outro. Para o amor existir, é preciso ter segurança em si, precisa ter um sentimento de dar e receber, sem que isso seja uma cobrança. Não é preciso estar em um tipo de relacionamento romântico para sentir amor também, não é?
Já o apego, por vezes, é egoísta. Ele é uma manifestação de uma dependência em relação a outra pessoa dentro de um relacionamento (e nem precisa ser amoroso). O apego é medo de estar sozinho, de perder tudo o que já foi construído. Assim, podemos ver que o apego é permeado por emoções negativas, o que não combina com uma relação de duas pessoas que se gostam.
Isso significa que ter apego a alguém ou a um relacionamento é errado? Não! Porém, é algo para ficar atenta com o passar do tempo para não evoluir para uma dependência emocional e causar tristeza, ansiedade e raiva. Está tudo bem em querer ficar junto de alguém de forma intensa, mas ignorar a vontade do outro é um problema, entende? Se você chegar à conclusão de que o seu sentimento é negativo ou precisar de ajudar para entender o que sente, converse com um profissional.
Você já passou por uma situação de estar apegada?
DRA LORENA BALDOTTO
Ginecologista, Obstetra e Sexóloga
CRM – ES 11080
.
É amor ou apego?