💁O período mais crítico da gravidez abrange os três primeiros meses de gestação, nos quais ocorre a formação e desenvolvimento dos órgãos e estruturas do bebê.
.
Dada a fragilidade do momento, nesse período há maior risco de aborto espontâneo. Por isso, é preciso intensificar os cuidados e fazer o pré-natal, assim que a gravidez for descoberta.
.
⚠ Além disso, é importante que a mulher tenha uma alimentação saudável, não fume nem beba nesse período, pois o bebê em formação recebe todas as substâncias e nutrientes ingeridos pela gestante (inclusive produtos químicos usados no cabelo).
.
Vale ressaltar a importância do ácido fólico para a boa formação do sistema nervoso do feto. Seu consumo reduz em até 60% os riscos de má formação, exposição da espinha e anencefalia.
.
✅Esse nutriente pode ser encontrado em verduras verde-escuras, cereais e nas frutas cítricas.
.
Também é importante suplementar outros nutrientes, como a vitamina D, Cálcio, Zinco, Ferro, sempre de acordo com a orientação do seu obstetra!
.
#dralorenabaldotto #ginecologia #obstetricia #sexualidade #saudedamulher #saudesexual #gestacaosaudavel #maternidade #amomeutrabalho #consultorio #saudefeminina #endometriose #infertilidade #colicasmenstruais #saude #medicina #prevenção #consultaginecologica #bemestar #qualidadedevida #vitoria #espiritosanto#ginecologistavitoria
Primeiro trimestre da gestação: Porque é o mais importante?