A endometriose é uma doença que atinge cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva.😱
Sua causa exata ainda não é definida. Mas, sabe-se que existe um forte componente genético.
Quando ela ocorre, os fragmentos do endométrio se alojam em locais externos ao útero, como os ovários, tubas uterinas e no espaço entre o útero e a bexiga. Então, ocorre um processo inflamatório, principalmente durante a menstruação.
👉Seus principais sintomas são as cólicas intensas e de intensidade progressiva, que não melhoram com o uso de medicamentos nem do anticoncepcional. Muitas vezes, as dores podem ocorrer até mesmo fora do período menstrual.
⚠ Também é comum que a mulher com essa enfermidade sinta dores profundas durante a relação sexual. Em casos mais graves, ela pode levar a um quadro de infertilidade.
Não há como prevenir a endometriose, mas o diagnóstico precoce minimiza os seus danos e não atrapalha a vida reprodutiva da mulher. O diagnóstico precoce é a melhor forma de cuidar da doença. .
Aquelas que não desejam engravidar no momento podem recorrer a métodos para não menstruar, o que ajuda a inibir o desenvolvimento da endometriose. Para fazer uma avaliação completa e escolher a melhor opção para você, não deixe de procurar o seu ginecologista!☎
.
#dralorenabaldotto #ginecologia #obstetricia #sexualidade #saudedamulher #saudesexual #gestacaosaudavel #maternidade #amomeutrabalho #consultorio #saudefeminina #endometriose #infertilidade #colicasmenstruais #saude #medicina #prevenção #consultaginecologica #bemestar #qualidadedevida #vitoria #espiritosanto #ginecologistavitoria