Hoje começa o Outubro Rosa! E se eu te disser que desde o início da década de 90, movimentos buscam conscientizar sobre o câncer de mama e a necessidade de prevenção. No Brasil, o INCA promove a campanha desde 2010 para nós, profissionais de saúde, e para todas as mulheres.
.
Você sabia que, no Brasil, todos os anos cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama pelos dados do INCA? Sim, é verdade. Mas, apesar de ser relativamente comum, a doença pode ser vencida se diagnosticada em estágio inicial em 95% dos casos. O mais importante é que você faça os exames preventivos e fique atenta aos sinais de alerta:
.
Alterações suspeitas em exames de imagem, nódulos e alterações mesmos que benignas, devem ser acompanhadas de perto.
Caroços ou Nódulos no seio: este sintoma é comum e pode não ser sinal, mas, é importante examinar e fazer exames para descobrir o motivo do aparecimento
Afundamento do mamilo
Secreção feita de sangue ou líquido diferente na mama
Ferida nos seios: se uma lesão aparecer e não curar, o ideal é descobrir o que pode ser.
Outros sintomas que podem aparecer são: vermelhidão, coceira excessiva, mudança no formato da mama, assimetria entre os seios, endurecimento da mama, nódulos na axila, etc..
.
Para descobrir alguns dos sintomas, você não deve deixar de manter um acompanhamento de rotina com seu ginecologista, faça também o autoexame das mamas, ele deve ser feito uma semana após a menstruação, acima de 40 anos é indicado o início do rastreio anual.
Mas atenção: Fumantes, mulheres com obesidade e com histórico de câncer de mama na família precisam de acompanhamento mais rigoroso e nos casos de história familiar ele deve acontecer antes da média, também!
.
DRA LORENA BALDOTTO
Ginecologista, Obstetra e Sexóloga
CRM – ES 11080
.
01/10 Outubro Rosa – Fique atenta aos sinais de alerta